Com o objetivo de aprimorar o processo de agendamento de visitas ao Parque Nacional da Furna Feia, aberto oficialmente na última sexta-feira (27) em Baraúna, a Secretaria de Turismo do município, juntamente com a direção do Parque iniciaram um processo de abertura de mecanismos para agendamento de visitas.
Os canais disponíveis são o telefone da Secretaria de Turismo: (84) 9.9657-4589, o e-mail ngi.mossoro@icmbio.gov.br e o formulário virtual específico para agendamento através do link:
Após o preenchimento do formulário e envio das respostas, a direção do Parque confirma o agendamento via aplicativo de WhatsApp e o condutor responsável pela atividade entrará em contato para confirmação do ponto de encontro, pagamentos e demais orientações.
“O Parque ele já recebia uma visitação, mas não era uma visitação turística. Ele recebia a visitação de pesquisadores, professores, estudantes de universidades, mas não era ainda com o objetivo turístico. Então, a partir de agora, as pessoas de Baraúna, do Estado, do Brasil, vão poder vir até Baraúna para visitar o Parque, mas esta visita, obrigatoriamente, tem que acontecer com a presença de um condutor local. Baraúna possui hoje 17 condutores formados pelo próprio ICMBio com autorização para levar esses grupos no Parque, por uma questão mesmo de segurança e também para envolver a comunidade nesse processo. Então existia uma visita muito mais acadêmica e agora a gente vai iniciar a visita realmente turística.” Explica Pâmela Reinaldo, Secretária de Turismo de Baraúna.
Localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna, o Parque da Furna Feia é a primeira unidade de conservação federal de proteção integral criada no estado, por decreto presidencial em 2012. Com aproximadamente 8.500 hectares de área preservada, o parque abriga uma rica biodiversidade da Caatinga, 218 cavernas catalogadas, espécies ameaçadas de extinção e importantes sítios arqueológicos — como o Lajedo em Pé e o Abrigo do Letreiro, que guarda pinturas rupestres milenares.
Os comentários estão fechados