Shopping cart

Magazines cover a wide array subjects, including but not limited to fashion, lifestyle, health, politics, business, Entertainment, sports, science,

  • Home
  • Notícia
  • Foto de garoto com fardamento nazista durante formatura em Mossoró ganha projeção nacional
Notícia

Foto de garoto com fardamento nazista durante formatura em Mossoró ganha projeção nacional

Email :11

A foto de um adolescente de 13 anos utilizando vestimentas nazistas em uma formatura de uma turma de medicina de uma faculdade particular em Mossoró no último sábado (10) ganhou projeção nacional.

Inicialmente divulgada pelo jornalista Bruno Barreto, já nesta segunda (12) os portais do Rio Grande do Norte repercutiram amplamente o fato, inclusive com imagens do episódio, que também teve direito à gesto semelhante aos dos apoiadores de Hitler, ditador alemão.

Portais nacionais como Metrópoles, Carta Capital, Diário do Centro do Mundo e UOL também publicaram textos relatando o fato.

Desdobramentos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 10ª Promotoria de Justiça de Mossoró, instaurou um procedimento extrajudicial para a coleta de informações sobre incidente buscando coletar informações preliminares sobre os fatos e a identificação dos envolvidos. Após as diligências estabelecidas pelo MPRN, será feita a análise sobre a responsabilização seja do próprio suposto adolescente e/ou de seus responsáveis.

O delegado Rafael Arraes, da Polícia Civil do Rio Grande do Norte disse que um inquérito foi instaurado para apurar o caso. Como a família mora em outro estado (Ceará), a polícia vai expedir cartas precatórias para realização de oitivas do adolescente e dos responsáveis através da Delegacia Especializada de atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) Mossoró.

Os mandatos da deputada estadual Isolda Dantas e da vereadora Plúvia Oliveira (ambas do PT), além da Comissão de Direitos Humanos da OAB, movimentos sociais, professores de instituições de ensino superior e partidos políticos, protocolaram representação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando apuração.

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE), a empresa Master e a comissão de organização da festa se manifestaram através de notas onde se posicionaram repudiando a atitude do garoto.    

Nesta terça o jovem publicou um vídeo onde busca se retratar e diz que desconhecia os impactos do ato, já tendo se fantasiado de outros personagens históricos como Napoleão e Capitão América.

No Brasil, a apologia ao nazismo é crime previsto na Lei 7.716/1989, que trata de atos discriminatórios e da divulgação de símbolos associados ao regime. 

Os comentários estão fechados

Postagens relacionadas