Começou nesta terça-feira (02) o julgamento do chamado Núcleo 1 da trama golpista que poderia ter resultado numa ruptura no processo democrático brasileiro e em um golpe de Estado. No epicentro da trama, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, ministros e pessoas próximas, como o seu Ajudante de Ordens, Mauro Cid.
Bolsonaro é acusado de cinco crimes que podem levá-lo a cumprir ate 46 anos de prisão:
Organização criminosa armada (até 20 anos): acusação de que Bolsonaro liderava um grupo estruturado e com divisão de tarefas para atacar as instituições.
Tentativa de golpe de Estado (até 12 anos): a denúncia afirma que o objetivo era impedir, pela força, a posse do presidente eleito e a livre atuação dos Poderes.
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito (até 8 anos): tentativa de suprimir a ordem constitucional e o funcionamento das instituições.
Dano qualificado (até 3 anos): relacionado a danos a prédios públicos.
Deterioração de patrimônio tombado (até 3 anos): danos a bens de valor histórico e cultural.
O julgamento se estenderá por cinco dias, 2 de setembro – 9h às 12h e 14h às 19h; 3 de setembro – 9h às 12h; 9 de setembro – 9h às 12h e 14h às 19h; 10 de setembro – 9h às 12h e 12 de setembro – 9h às 12h e 14h às 19h.
O julgamento iniciado hoje envolve, além do ex-presidente, Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência); Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça); Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional); Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro); Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).
Confira ao vivo pelo link abaixo.
Os comentários estão fechados