O presidente Lula (PT) assinou nesta quinta-feira (20) a indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União, para ocupar a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso no início de outubro deste ano.
Antes da indicação, Lula se com reuniu os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do ex-membro da Corte e hoje ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para ouvir opiniões e discutir opções. Segundo pessoas próximas, ele não chegou a dar nem a ouvir nomes, mas os magistrados pediram moderação.
Lula recebeu Messias no Palácio da Alvorada na manhã de hoje e selou a indicação. Uma nota deverá ser emitida pela Secretária de Comunicação da Presidência. Esta é a 11ª indicação do petista ao Supremo. Considerando os três mandatos de Lula na Presidência. Messias assumirá o acervo e processos deixados por Barroso, que incluem, por exemplo, os casos remanescentes da Operação Lava Jato no tribunal. Segundo o STF, 895 processos em tramitação estavam sob sua relatoria.
___________________
Foto: TON MOLINA/ESTADÃO.
















Os comentários estão fechados