A Casa Apis (Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro) afirmou ontem que cerca de 95 toneladas de mel orgânico produzido no Piauí estão paradas no porto do Pecém, no Ceará. Segundo a organização, a suspensão da exportação se deu após o anúncio da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros pelos EUA.
Clientes norte-americanos pediram para cooperativas travarem o envio. Apesar de a nova tarifação valer só a partir 1º de agosto, eles temem que o mel não chegue a tempo nos portos dos EUA e seja taxado com a nova alíquota, encarecendo o valor do produto.
O cancelamento foi feito na tarde da última sexta-feira (11), dois dias antes, do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar a aplicação de tarifas de importação de 50% sobre todos os produtos brasileiros, insinuando uma sanção contra atitudes das instituições brasileiras pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua derrota nas eleições de 2022.
“Infelizmente, recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender o embarque. Nós estamos com cinco contêineres, cerca de 95 toneladas de mel, no porto do Pecém, já feito todo o despacho aduaneiro só aguardando os navios fazerem as operações de embarque”. Declarou o presidente geral da Casa Apis, Sitônio Dantas.
____________________
Fonte: UOL.
Os comentários estão fechados